Mitos e verdades sobre a caspa Por Daniela Nunes * São Paulo, 16 (AE) - Popularmente conhecida como caspa quando atinge o couro cabeludo, a dermatite seborreica piora no inverno já que o clima frio determina uma maior descamação do couro cabeludo devido à maior renovação celular. Existem diversos mitos que rondam a questão como o de que lavar o cabelo diariamente acaba com a caspa ou o de que a caspa pode ser transmitida ao se usar o pente de uma pessoa que tenha o problema.

Saiba o que é verdade e o que é crendice quando o assunto é caspa.

Lavar a cabeça todos os dias melhora a caspa?.

MITO: O tratamento da dermatite seborreica deve ser feito com xampus específicos que combatam a oleosidade e a proliferação fúngica. Então, usar xampu normal todos os dias não adiantará.

O uso contínuo de xampus terapêuticos resseca os cabelos?
VERDADE: O ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Porém, o seu dermatologista irá prescrever a condição ideal de uso de xampus que tratem o seu couro cabeludo sem ressecar os fios. Pode ser indicado até o rodízio de xampus durante a semana.

Cortar os cabelos melhora a dermatite seborreica?.

MITO: Está comprovado que não há relação entre o tamanho do fio de cabelo e a presença de descamação. Dessa forma, cortar ou raspar os cabelos não melhora em nada a dermatite, já que é uma patologia que atinge o couro cabeludo e não os fios.

Seborreia e caspa não têm cura?
VERDADE: Não existe uma medicação que acabe definitivamente com a caspa ou com a seborreia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

A dermatite seborréica é contagiosa?.

MITO: A dermatite seborreica é uma doença genética, constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal.

Lavar a cabeça com água quente piora a caspa?.

VERDADE: Altas temperaturas aumentam a oleosidade do couro cabeludo piorando a dermatite e favorecendo, por consequência, a queda dos cabelos.

Caspa é sinônimo de falta de higiene?.

MITO: A dermatite causa produção contínua de sebo, mesmo quando os cabelos são lavados. É uma doença com predisposição genética, assim como a psoríase. O necessário é uma orientação correta em relação a xampus específicos a serem usados.

Existem doenças que facilitam a presença da seborreia?.

VERDADE: Algumas doenças como diabetes, AIDS, distúrbios neurológicos (como mal de Parkinson e epilepsia) e obesidade, entre outras, predispõem o indivíduo a desenvolver a doença. Nesses casos, ela é mais intensa e de difícil controle.

Estresse e descontrole psíquico interferem na seborreia?
VERDADE: Esses fatores já foram comprovados cientificamente como agravantes da dermatite seborreica em pacientes predispostos.

A dermatite seborreica pode levar à queda de cabelos? .

VERDADE: A dermatite atinge o couro cabeludo e portanto as pessoas atingidas apresentam algum grau de queda. Estudos apontam que cerca de 72% dos indivíduos com dermatite seborreica têm queda.


(*) A Dra. Daniela Nunes é dermatologista, diretora médica da Slim Clinique (RJ), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina

(**) O conteúdo dos artigos médicos é de responsabilidade exclusiva dos autores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.