Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Misterioso quadro é identificado como um retrato de Lucrécia Bórgia

Uma misteriosa tela do Renascimento, comprada em 1965 pela National Gallery de Melbourne, acaba de ser identificada por especialistas como um retrato da lendária Lucrécia Bórgia, pintado pelo italiano Dosso Dossi, anunciou nesta terça-feira o museu.

AFP |

Gerard Vaughan, diretor da instituição, indicou que esta obra, intitulada Retrato de Juventude e de autor desconhecido quando foi adquirida em 1965, em Londres, pode se tratar da única imagem que existe de Lucrécia Bórgia.

"O que até agora era uma imagem de um modelo desconhecido feita por um artista nao identificado parece ser um dos retratos mais significativos do Renascimento, realizado por um dos grandes pintores do norte da Itália", declarou.

Lucrécia Borgia era filha natural do cardeal Rodrigo Bórgia, que foi o Papa Alexandre VI (1492-1503) e cuja família se tornou célebre por sua corrupção e seus escândalos.

Esta pintura oval assombrou a todos os especialitas quando foi exposta ao público no século XX e sempre se acreditou que era um jovem rapaz, indicou a galeria num comunicado.

Mas anos de detalhados estudos técnicos e de pesquisas sobre a história da arte do conservador Carl Villis levaram à conclusão de que se tratava de uma obra do artista renacentista Dosso Dossi.

A partir de quarta-feira este quadro será exibido e identificado como "A Lucrécia Bórgia" de Dosso Dossi.

lb/cn

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG