Missa em homenagem a Ruth Cardoso reúne 600 no Rio

Cerca de 600 pessoas compareceram hoje à missa celebrada na capela da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) em homenagem à ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso. Ruth morreu na semana passada, em conseqüência de doença cardíaca.

Agência Estado |

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acompanhou a cerimônia na primeira fila, ao lado dos filhos Paulo Henrique e Beatriz Cardoso, que repousava a cabeça sobre o ombro do pai durante quase todo o tempo.

Também o acompanhavam netos que estudam na PUC. Entre os presentes, estavam figuras do meio político, como o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que chegou pouco depois do início, acompanhado da filha Gabriela, o ex-governador fluminense Marcello Alencar (PSDB), o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Também compareceram ex-ministros da gestão Fernando Henrique, como Francisco Weffort (Cultura), Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores) e Eduardo Jorge (Secretaria-Geral da Presidência da República), o ex-presidente do Banco Central (BC) Armínio Fraga e o ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e ex-genro do casal David Zylbersztajn.

O economista Edmar Bacha fez a primeira leitura da cerimônia, mas coube aos muitos acadêmicos, que lotaram a pequena igreja, as homenagens à ex-primeira-dama e antropóloga. O antropólogo Gilberto Velho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fez um depoimento emocionado, lembrando que foi aluno e orientado de Ruth.

"Hoje em dia, o papel do professor não é muito valorizado em certos ambientes. Mas, quando penso num grande professor, penso em Ruth Cardoso." O antropólogo Roberto da Matta, professor da PUC-Rio, ressaltou o "perfil discreto" dela. "Ela jamais aceitou a bajulação. Não pertencia àquela aristocracia terrível dos que não amam", disse, lembrando o engajamento dela em projetos sociais.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG