Ministros convidados faltam a sessão da CPI do Sistema Carcerário

BRASÍLIA - Nenhum dos três ministros convidados ¿ do Trabalho (Carlos Lupi), da Cultura (Gilberto Gil) e do Esporte (Orlando Silva) - compareceram a penúltima audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário e enviaram apenas seus representantes. A ausência do escalão superior do governo gerou desconfiança no relator da CPI, deputado Domingos Dutra (PT-MA). Espero que a ausência deles tenha sido uma infeliz coincidência de agendas e não a prova da indiferença dos ministros sobre o assunto¿, provocou.

Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias |

Na audiência publica desta terça-feira, os representantes dos ministérios ficaram de apresentar sugestões de programas de qualificação profissional e educacional para reinserir os presos na sociedade e no mercado de trabalho.

Segundo o relator da comissão, 80% dos presos não trabalham, 82% não estudam e, quando saem, 80% voltam a praticar crimes. O preso sai velho, sem instrução e sem qualificação, sai como um animal. O estado falha ao não cumprir a lei. Tratar do preso não é privilégio, mas, sobretudo, cuidar da segurança dos soltos, argumenta o parlamentar que apresentou um vídeo de 10 minutos sobre a situação dos 440 mil presos no País.

Segundo os membros da CPI, há fartos exemplos de desrespeito humano. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, o vídeo mostra 60 presos dormindo com porcos dos agentes penitenciários.

Na quarta-feira, última reunião da CPI, foram convidados o ministro da Justiça, Tarso Genro, e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. O relatório de 500 páginas deve ser entregue, na quinta-feira, ao presidente da Câmara dos deputados, deputado, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Posteriormente, a mesa diretora da Câmara deverá encaminhar cópias do relatório para órgãos e entidades públicas que devam ter conhecimento da matéria.

Leia mais sobre: sistema carcerário

    Leia tudo sobre: cpi do sistema carcerário

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG