Ministro Barbosa vai aos EUA acompanhar eleição pessoalmente

BRASÍLIA - O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Joaquim Barbosa, vai aos Estados Unidos na próxima semana para acompanhar a disputa entre Barack Obama e John McCain pela Casa Branca.

Valor Online |

Será uma viagem oficial, já que Barbosa é quem comandará o TSE nas próximas eleições presidenciais do Brasil, em 2010.

O ministro Carlos Ayres Britto, atual presidente do TSE, disse considerar um fato positivo que Barbosa possa acompanhar, de perto, a votação, e em especial o processo de apuração, que é diferente do modelo eletrônico brasileiro, pois os americanos ainda usam as tradicionais de cédulas de papel.

"É bom que o vice-presidente do TSE acompanhe e faça comparações", disse Ayres Britto. Ele comentou ainda "o caráter novidadeiro" da eleição americana, que ocorre no dia 4 de novembro. "Todos sabem que a grande novidade, o inusitado, com a possibilidade de êxito de Barack Obama", disse o presidente do TSE.

Assim como Obama, Joaquim Barbosa é o primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em rápida entrevista, o presidente do TSE também informou que o TSE recebeu nessas eleições cerca de 6 mil pedidos de impugnação de candidaturas, "o dobro" do que ocorreu na última escolha para prefeitos e vereadores, em 2005.

Ele informou que o TSE já julgou cerca de 3,5 mil desses processos e que pretende concluir os julgamentos ainda em dezembro.

    Leia tudo sobre: barbosa eleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG