rebatizada de gripe A) no País, disse uma fonte do ministério. Há pelo menos um caso confirmado, disse a fonte à Reuters." / gripe suína no Brasil, diz fonte - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A) no País, disse uma fonte do ministério. Há pelo menos um caso confirmado, disse a fonte à Reuters." /

Ministério vai confirmar caso de gripe suína no Brasil, diz fonte

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde vai confirmar nesta quinta-feira pelo menos um caso da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A) no País, disse uma fonte do ministério. Há pelo menos um caso confirmado, disse a fonte à Reuters.

Reuters |

  • Saiba mais: tire suas dúvidas sobre a "gripe suína"
  • Está nas áreas atingidas? Mande seu relato ao Minha Notícia
  • Saiba quais os sintomas e as recomendações do Ministério da Saúde
  • O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concede daqui a pouco uma entrevista à imprensa para falar sobre a doença.

    No último balanço divulgado pelo ministério nesta tarde, o Brasil registrava 24 casos suspeitos, enquanto outros 20 casos eram monitorados em oito Estados.

    Mais de 2.300 casos da nova gripe já foram confirmados, a maioria no México e nos Estados Unidos.

    Na quarta-feira, o País recebeu os kits para a realização de exames laboratoriais da nova gripe. Os primeiros kits foram encaminhados para os laboratórios do Instituto Adolfo Lutz , em São Paulo, e Fundação Oswaldo Cruz , no Rio de Janeiro. Também serão enviados kits ao Instituto Evandro Chagas, em Belém.

    O Gabinete Permanente de Emergências do ministério alterou na semana passada a definição de caso suspeito e em monitoramento, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no País. De acordo com a nova classificação, são consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos que apresentem sintomas da gripe ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

    Na última segunda-feira, o Ministério da Saúde pediu ao governo a liberação de uma verba adicional de R$ 141 milhões para intensificar as ações contra a doença no Brasil.

    Leia também:

    Entenda a "gripe suína"

    Leia mais sobre: gripe suína


      Leia tudo sobre: gripe suína

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG