Ministério da Saúde terá força tarefa anti-dengue para 2009

BRASÍLIA - Coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue, Giovanini Coelho, afirmou em audiência pública realizada na Comissão de Seguridade Social, Saúde e Família que o Governo Federal prepara uma força tarefa para diminuir os efeitos da epidemia de dengue prevista para 2009 em todo o País.

Agência Nordeste |


O anúncio das principais ações deve ser realizado pelo ministro José Gomes Temporão, que nesta quarta-feira terá encontro em Alagoas com os governadores e secretários de Saúde do Nordeste.

A região é uma das maiores preocupações do Governo Federal atualmente, já que o ciclo da doença está chegando ao fim na maior parte do nosso território, mas no Nordeste e Norte ainda prossegue pelo menos até junho.

Além disso, preocupa o coordenador do Programa de Combate à Dengue o fato de o sorotipo tipo 2 da dengue estar se espalhando pela região, ocasionando casos de dengue hemorrágica especialmente em crianças (que não foram expostas a esse tipo de dengue, já que ele estava ausente do País nos últimos anos).

Giovanini Coelho explica que o trabalho de prevenção tem de ser realizado continuamente em todo o País. Ele lembra a necessidade de intensificar as ações para controle do mosquito, remoção de criadouros e a importância da rede de assistência bem estruturada.

"No ano passado, tivemos 50 mil casos de dengue no Município de Campo Grande sem nenhuma morte", exemplificou, elogiando o trabalho de atenção básica realizado no Município.

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG