rebatizada de Influenza A (H1N1)) no País. São Paulo é o Estado com mais casos suspeitos. Tem 12 pacientes. " / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de Influenza A (H1N1)) no País. São Paulo é o Estado com mais casos suspeitos. Tem 12 pacientes. " /

Ministério da Saúde monitora 30 casos suspeitos de gripe suína

SÃO PAULO - O Ministério da Saúde acompanha neste sábado 30 casos suspeitos de gripe suína, (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de Influenza A (H1N1)) no País. São Paulo é o Estado com mais casos suspeitos. Tem 12 pacientes.

Redação |

Além de São Paulo, os casos suspeitos estão nos estados de Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (4), Paraná (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Ceará (1) e Rondônia (1). As amostras com secreções respiratórias desses pacientes ainda estão em análise laboratorial.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, na manhã deste sábado, para 3.440 os casos confirmados da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1), em 29 países. Até agora, segundo a OMS, 48 pessoas morreram vítimas da doença. As informações foram divulgadas no site do órgão.

Este boletim da OMS já inclui os dois novos casos confirmados no Brasil pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira.

Os Estados Unidos são o país que registrou mais casos da doença, 1.639 até agora, com duas mortes. O México, onde a gripe começou, teve 1.364 casos confirmados por exames de laboratório, e 45 mortes. O Canadá foi o terceiro país que já teve vítimas fatais da "gripe suína", com um morto e 242 casos confirmados.

Neste sábado, a Austrália confirmou seu primeiro casos da doença.

A OMS não recomenda restrições em viagens por causa da nova gripe, a não ser  para pessoas doentes. Neste caso, o organismo sugere que as viagens sejam adiadas até que haja atendimento médico adequado. A medida, segundo a OMS, tem por objetivo evitar a propagação do vírus influenza A H1N1.

Leia também


"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: saúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG