Ministério da Saúde monitora 20 casos com sintomas de gripe suína

BRASÍLIA - São 20 os casos de brasileiros monitorados pelo Ministério da Saúde com suspeita de gripe suína, segundo o último boletim divulgado pela assessoria do ministério, na noite desta terça-feira.

Redação com Agência Estado |

De acordo com a assessoria, o total de casos chegou a 22, mas dois deles, identificados no Estado de São Paulo, foram descartados para a doença.

Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concede uma entrevista coletiva sobre a situação da gripe suína no Brasil. Será às 16h, no Auditório Emílio Ribas, do ministério.

Às 18h, será a vez de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) falarem sobre a doença, na sede da instituição, em Brasília. A Opas é ligada à Organização Mundial de Saúde.

Até o momento, oito Estados têm registro de casos em observação ¿ três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina.

O ministério reforçou que, dentre os sintomas da gripe suína, a febre deve ser de pelo menos 38ºC e acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório.

Outro fator determinante para o reconhecimento da doença é que o paciente que apresenta os sintomas tenha visitado algum dos locais afetados pelo vírus nos últimos dez dias ou que tenha tido contato com pessoas dessas áreas.

O governo brasileiro tem informações oficiais sobre casos confirmados de gripe suína nos Estados Unidos, no Canadá, no México, no Reino Unido, na Espanha e na Nova Zelândia.

Diante do anúncio de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode aumentar o nível de alerta para a doença em função de casos que podem ter sido contraídos nos Estados Unidos, o ministério informou que não tem informação sobre a circulação do vírus fora do México.

Aeroportos fazem prevenção de voos vindos do México

(*Com informações da Agência Estado)


Gripe Suína no Brasil:

Entenda a gripe suína:

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG