Ministério da Saúde faz lista de remédios com álcool

O Ministério da Saúde elabora uma lista com a relação dos remédios que contêm álcool na composição e que, portanto, se consumidos, podem ser detectados no teste do bafômetro. O estudo deverá ser concluído na próxima semana, segundo previsão do ministério.

Agência Estado |

Ainda não há data fixa para a divulgação dos nomes dos medicamentos. A relação das substâncias será usada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para regulamentar a Lei Seca, confirmou hoje o órgão.

"Nós também vamos fazer uma orientação dos procedimentos para padronizar a atuação dos agentes de trânsito. Definindo, por exemplo, que você pode fazer um novo teste depois de tantos minutos", disse o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, por meio da assessoria. Ainda segundo o Contran, a pasta também deverá divulgar informações sobre portadores de doenças crônicas, e cuja concentração de álcool no organismo é diferente da de alguém que não tem a enfermidade.

Cabe ao conselho regulamentar os índices previstos pela Lei Seca e os de tolerância para casos específicos. O consumo de álcool tem efeito diferente em cada um, segundo especialistas. Mulheres e pessoas com baixo peso podem ser pegas no aparelho mais facilmente que homens e pessoas com mais peso. Comer antes ou durante a ingestão de bebida também pode diminuir os efeitos do álcool.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG