rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). O novo caso foi registrado em Campinas, no interior de São Paulo." / gripe suína no Brasil - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). O novo caso foi registrado em Campinas, no interior de São Paulo." /

Ministério da Saúde confirma mais um caso de gripe suína no Brasil

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira o boletim que registra o aumento de 20 para 21 os casos confirmados de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). O novo caso foi registrado em Campinas, no interior de São Paulo.

Redação |

De acordo com a nota do Ministério, a paciente é contato próximo de um caso que havia sido confirmado anteriormente, procedente do exterior. Ela está internada e passa bem.

A paciente trabalha em uma creche que atende a 30 crianças. Todas as crianças e funcionários da creche estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde estaduais e municipais. O mesmo monitoramento será adotado para outras pessoas que tiveram contato com a paciente, independentemente do ambiente de trabalho.

Por medida de precaução, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas decidiram recomendar a suspensão das atividades da creche por dez dias, período de manifestação dos sintomas da doença.

Com o novo caso, chega a 21 o total de confirmados no país. Os casos foram confirmados em São Paulo (9), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).

Dos casos confirmados, sete foram de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior.

Casos suspeitos

Também aumentou o número de casos suspeitos da nova gripe. O Ministério da Saúde acompanha o estado de 21 pessoas, quatro a mais em relação a domingo.

Os pacientes são de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Rondônia e Santa Catarina. As secreções respiratórias deles estão sendo analisadas em laboratório. 

Apesar de sete pessoas terem sido contagiadas dentro do País após manterem contato com doentes infectados no exterior, o Ministério da Saúde considera a transmissão no Brasil limitada.

O mapa da gripe suína

Leia também:



Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG