rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil. Assim, após o outro caso divulgado nesta tarde, vai para 14 o número de infectados pelo vírus no País." / gripe suína no Brasil - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil. Assim, após o outro caso divulgado nesta tarde, vai para 14 o número de infectados pelo vírus no País." /

Ministério da Saúde confirma 14 casos de gripe suína no Brasil

SÃO PAULO - O Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira que há mais três casos de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil. Assim, após o outro caso divulgado nesta tarde, vai para 14 o número de infectados pelo vírus no País.

Redação |

Segundo nota do Ministério, os três pacientes são de São Paulo e apresentaram os sintomas da doença após voltarem de viagens aos Estados Unidos. Eles receberam atendimento e orientação na rede pública local de saúde.

Já no outro caso divulgado nesta tarde, o 11º no Brasil e segundo no Estado de Santa Catarina, a pessoa havia viajado aos EUA no dia 10 de maio e retornado ao Brasil no dia 21 de maio. No dia 24 de maio apresentou sintomas compatíveis com a doença e procurou o serviço de saúde no dia seguinte. Está internado, em tratamento, e passa bem. Todos os contatos próximos estão em monitoramento.

Outro caso ainda da gripe que segue internado é do Rio de Janeiro. O paciente viajou aos Estados Unidos no dia 14 de maio e voltou ao Brasil no dia 21. No dia seguinte começou a apresentar os sintomas da doença, que são tosse seca, dor de cabeça, mal estar e febre. No dia 24 ele procurou atendimento médico e está em tratamento. O paciente passa bem, segundo nota do Ministério. Dos 14 casos da gripe no Brasil, oito pacientes já receberam alta.

Há 20 casos suspeitos da gripe no País, em nove Estados, e exames estão sendo feitos para a identificação do vírus. Outros 19 casos estão em monitoramento, em nove Estados, e, até o momento, 322 casos suspeitos foram descartados.

Casos no Brasil

No País, os casos confirmados da doença foram registrados nos Estados do Rio de Janeiro (4 casos), São Paulo (6), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (2). As pessoas que tiveram contato próximo com esses pacientes estão sendo monitoradas.

O Ministério da Saúde ressalta que não "há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus A (H1N1)". Isso porque, até o momento, apenas dois casos de transmissão dentro do País aconteceram e os dois tinham vínculo com o México.

Leia também:



Entenda a "gripe suína"



Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG