Ministério da Cultura libera R$ 10 mi para reconstrução de São Luiz do Paraitinga

SÃO PAULO ¿ O ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, anunciou nesta terça-feira que o governo vai investir R$ 10 milhões na reconstrução e restauração do patrimônio histórico de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A cidade ficou praticamente submersa por causa das chuvas do dia primeiro de janeiro.

Bruno Rico, iG São Paulo |


"É possível reconstruir. Já fizemos isso antes e vamos fazer aqui", disse Manevy, referindo-se aos trabalhos realizados em Goiás Velho após a cidade ser inundada em 2002. Vimos Ouro Preto e Goiás Velho. São grandes exemplos. O que fizemos em Goiás Velho? Contratamos os melhores arquitetos e engenheiros e fizemos uma reconstrução tão fiel que o turista que vai hoje lá não percebe que a cidade foi reconstruída.

De acordo com Manevy, os primeiros trabalhos priorizarão a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa e da Capela das Mercês. Além disso, há uma preocupação com a volta às aulas na cidade. O programa já tem a biblioteca licitada. Ficará provisoriamente na casa Oswald Cruz. Os alunos voltam às aulas em breve e precisam disso.

Para facilitar os trabalhos, o governo tenta tombar a cidade através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o quanto antes. "As cidades tombadas pelo governo federal ganham prioridade, agregam valor. Por isso a cidade pleiteou e merece esse tombamento. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acompanha a visita de Manevy a São Luiz do Paraitinga.

Ainda não há prazo para o término dos trabalhos. O Ministério informou que é preciso esperar a cidade secar completamente para as datas serem definidas.

Leia mais sobre: chuvas - São Luiz do Paraitinga

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG