SÃO PAULO ¿ O ator Michel Melamed, que também é apresentador, escritor, dramaturgo e músico, foi o escolhido para ser Bentinho na próxima minissérie da TV Globo, Capitu, que estréia em dezembro. A minissérie, em homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis, terá cinco capítulos.

É a segunda série do projeto Quadrante, que leva a literatura brasileira para a TV e que começou com "A Pedra do Reino", no ano passado, baseada na obra de Ariano Suassuna.

Para viver o personagem de "Dom Casmurro", Melamed precisou perder 21 quilos em três meses. O diretor Luiz Fernando Carvalho queria que o personagem-título e narrador do romance de Machado tivesse aspecto precário e mais envelhecido do que o ator, que tem 35 anos. Passados dois meses do fim das gravações, no Rio, Melamed já recuperou quase todo o peso.

A trama é dividida em duas fases, sendo a primeira até a ida de Bentinho para a faculdade de Direito e a segunda marcada pelo ciúme e a dúvida sobre a suposta traição de Capitu. A maior parte das cenas foi ambientada no prédio do Automóvel Clube, no centro do Rio, na mesma região da antiga Rua de Matacavalos, onde, no romance, morava Bentinho.

A Capitu que aflige Bentinho será interpretada pela atriz Maria Fernanda Cândido, na segunda fase, e pela estreante Leticia Persiles, na primeira. Outros estreantes do elenco são Pierre Baitelli, o Escobar, e César Cardadeiro, o Bentinho jovem. Antes de se iniciarem as gravações, foram três meses de preparação dos atores, o que incluiu palestras sobre o universo de Machado e conversas com um psicanalista e um historiador.

Leia mais sobre: Machado de Assis

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.