Minc: anúncio do Código Florestal será próxima semana

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará as medidas pendentes em relação ao Código Florestal quando retornar da Europa, na próxima semana. Lula embarcou hoje para a França, onde terá encontro com o presidente Nicolas Sarkozy.

Agência Estado |

Em seguida, ele embarcará para Roma, onde já está prevista sua participação na reunião da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Minc contou que as partes envolvidas na composição do código expuseram seus pontos de vista para a Casa Civil, que passou o documento para o presidente avaliar as propostas e tomar as medidas que serão anunciadas quando o presidente retornar da Europa. "Nenhuma medida, no entanto, supõe o aumento da área desmatada no Brasil", garantiu Minc, que anunciou hoje a proposta brasileira para a redução da emissão dos gases de efeito estufa para a Conferência de Copenhague (COP-15).

Sobre este assunto, o ministro destacou que a questão climática precisa ter o envolvimento de todas as áreas do próprio governo, inclusive a econômica. Ele lembrou que o Ministério da Fazenda já deu um sinal positivo neste sentido, com a redução do IPI para os produtos de maior eficiência energética da linha branca. "Não é apenas com financiamento que conseguiremos colocar em prática a proposta apresentada hoje, mas também com medidas de redução fiscal", afirmou. Ele não descartou a possibilidade de onerar alguns segmentos para induzir à prática de medidas "mais verdes".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG