BELO HORIZONTE ¿ Começa hoje a programação dos 11 espetáculos que encerra 13º Fórum Internacional de Dança (FID), que há 13 anos vem transformando Belo Horizonte em um polo para a dança contemporânea.

Divulgação

Grupo argentino Luis Garay & Cia abre programação em Belo Horizonte com "Maneries"

Comandado por Adriana Banana (direção artística), Carla Lobo (direção executiva) e Mônica Simões (direção de comunicação e planejamento), o FID abandonou o formato habitual de festival que exibe muitas obras em poucos dias e passou a realizar atividades o ano todo, adotando o formato de um fórum permanente. Com este tipo de atuação, seu alcance se ampliou.

Hoje, o FID reúne o Território Minas, o FIDinho, o Circulando Grande BH, o Conexão Internacional, a FIDoteca, o ZAT (agora em sua sexta edição), e o Oi Cabeça FID. Quem abre a temporada de espetáculos, que se encerra no dia 1º de novembro, é o argentino Luis Garay & Cia., com "Maneries". Participam da edição 2009 os brasileiros Marcelo Evelin/Demolition Inc., de Teresina, que volta depois de 10 anos; Kaiowas Grupo de Dança, de Florianópolis; Camaleão Grupo de Dança, de Belo Horizonte; Uai Q. Dança, de Uberlândia; André Masseno, do Rio de Janeiro; Marta Soares Cia. de Dança, de São Paulo; e artistas de Portugal (Rafael Álvarez), Suíça (Giles Jobin, que há nove anos não se apresenta lá), Guiana Francesa (Cie. Norma Claire) e França (Alain Buffard/Pi:es). Seu orçamento captou R$ 1 milhão e 25 mil.

O FID pertence ao Circuito Brasileiro de Festivais de Dança, que reúne o Festival Panorama de Dança, do Rio de Janeiro, a Bienal de Dança do Ceará e o Festival Internacional de Dança do Recife. "Nossa ação junto à Funarte é a de equipararmos os valores para este circuito ao que é distribuído para o circuito de teatro e, felizmente, já conseguimos diminuir um pouco essa diferença", informa Carla Lobo.

A 7º Bienal Internacional de Dança do Ceará estreou no dia 16 e se estende até o dia 28, atingindo as cidades de Fortaleza, Juazeiro e Sobral e uma conexão com Cabo Verde, na África. O Festival Internacional de Dança do Recife começa no dia 23 e se estende até o dia 31 de outubro. O circuito se encerra no Rio de Janeiro, com o Festival Panorama de Dança, do dia 5 ao dia 15 de novembro.

Leia mais sobre: dança

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.