Milhares de pessoas aderem à caminhada Agita São Paulo

São Paulo - Sob sol e calor, milhares de pessoas entre jovens, crianças e idosos, participaram neste domingo da 7ª Caminhada Agita São Paulo, realizada para marcar o Dia da Saúde, a ser comemorado terça-feira, dia 7. Segundo os organizadores, 20 mil pessoas compareceram ao evento. Para a Polícia Militar, foram 10 mil.

Agência Brasil |

Com o tema Vizinhança Ativa Constrói Saúde, a caminhada começou com uma concentração na Praça Geremia Launardelli, próximo ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Os participantes deixaram o local às 9h, rumo à Assembléia Legislativa. Pessoas de todas as idades fizeram o trajeto por cerca de uma hora e meia, passando pelas ruas Carlos Comenale, Peixoto Gomide, Alameda Santos, Pamplona e Caconde.

Futura Press
Milhares de pessoas lotam avenidas para comemorar dia da atividade física

A Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) fez interdições alternadas nos principais cruzamentos, permitindo a passagem dos participantes por blocos, para que não houvesse transtornos significativos no trânsito. Duas ambulâncias e três trios elétricos acompanharam a multidão.

A maioria que se juntou ao grupo vestia camiseta da organização não-governamental Agita Mundo. Balões coloridos e trios elétricos deram um tom de festa. Algumas pessoas contaram ter saído de bairros distantes para participar do evento. Ana Rosa Santos, de 69 anos, moradora do bairro de Santo Amaro, na zona sul, disse que não estava cansada ao fim do percurso. Eu faço ginástica, justificou.

Palmira Xavier, de 66 anos, moradora do bairro de São Mateus, na zona leste, também mostrou boa disposição física. Pelo caminho, ela  comprou uma garrafa de água e, prevenida, carregava uma sacolinha de lanche que levou de casa. Um problema para muitos foi convencer a gerência de um posto de gasolina a permitir o uso do banheiro, já na etapa final da caminhada. Resolvida a questão, formou-se uma pequena fila no local.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, uma das promotoras do evento, ações semelhantes estão ocorrendo em oito países da África, América do Sul e Europa. No Brasil são 21 eventos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. Só em São Paulo, foram organizadas 431 caminhadas.

Leia mais sobre: Agita São Paulo

    Leia tudo sobre: agita são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG