Milão supera Nova York no título de capital mundial da moda

Nova York deixou de ser a capital da moda aos olhos da opinião pública mundial e foi substituída por Milão, enquanto São Paulo aparece como 8ª colocada e líder na América Latina, segundo um estudo publicado nesta terça-feira que mede a notoriedade das cidades na mídia.

AFP |

No relatório anual da organização sem fins lucrativos Global Language Monitor, com sede em Austin (Texas), Nova York passou para o segundo lugar pela primeira vez, após liderar o ranking durante cinco anos.

Na lista de 2009, Milão é seguida por Paris, Roma e Londres. Este ano marcou também a entrada notável de São Paulo como número 8 mundial e líder na América Latina, na frente do Rio de Janeiro (18), Santiago (23) e Buenos Aires (24).

"A reestruturação econômica mundial afetou a indústria da moda como todo o resto", disse Millie Payack, diretor de moda da organização Global Language Monitor.

O estudo revela a necessidade de novos pólos como Barcelona, que passou do número 25 para o 14º lugar, Hong Kong (de 11 para 7) e Miami (de 26 para 13). Na Ásia, Mumbai (16) supera Nova Délhi (17), Sydney (9) e Melbourne (25).

Apesar de Manhattan ter perdido sua coroa, o mundo da moda continua dominado por cinco cidades: Milão, das mulheres estilosas e homens bem vestidos, Nova York, das jovens de tailleur e saltos altíssimos, a Paris de garotas esguias e clássicas, além de Londres e Roma.

A classificação da organização Global Language Monitor é feita através do cálculo que rastreia as palavras e frases vinculadas à moda nas mídias impressas, nos sites e blogs online.

ltl/aic/cr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG