Michel Gondry vem ao Brasil para lançar filme e inaugurar exposição em São Paulo

SÃO PAULO ¿ O cineasta francês Michel Gondry chega esta semana em São Paulo para inaugurar a exposição ¿Rebobine, Por Favor¿, baseada no longa-metragem homônimo que em breve entra em cartaz no País. Celebrado por sua bem-sucedida na carreira na publicidade e como diretor de videoclipes, Gondry vai participar da pré-estreia oficial do filme protagonizado por Jack Black e da abertura para convidados da mostra, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Redação |

Acordo Ortográfico A exposição ganha sua versão no Brasil após uma temporada de 10 meses em Nova Iorque. Na trama de Rebobine, Por Favor, os personagens interpretados por Black e pelo rapper Mos Def resolvem refilmar o acervo de uma locadora depois que todas as fitas VHS são estragadas. Assim, fazem suas próprias versões de sucessos de bilheteria como O Rei Leão, Os Caça-Fantasmas, Robocop e De Volta para o Futuro.

Michel Gondry / Getty Images

Treze cenários do filme foram transpostos para o MIS para que os visitantes possam fazer também, a seu modo, seus próprios vídeos. Após uma pré-inscrição, são formadas turmas em que são definidos título, gênero, roteiro e as funções de cada um do grupo. No final do processo, os envolvidos assistem a seu curta-metragem, que fica à disposição em uma espécie de locadora no local.

Gondry narrou a experiência do filme e da exposição no livro You'll Like This Film Because You're In It (Você vai gostar desse filme porque você está nele, em tradução livre), que acaba de ser lançado nos Estados Unidos. Segundo o diretor, a ideia é provar que o público pode se divertir sem precisar fazer parte de um sistema comercial e mercadológico. Atualmente, espero criar uma rede de criatividade e comunicação com a garantia de ser gratuita e independente de qualquer instituição comercial, defende ele.

O cineasta francês tem no currículo o Oscar de roteiro original por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, escrito em parceria com Charlie Kaufman e Pierre Bismuth. Também dirigiu os filmes Natureza Quase Humana e Sonhando Acordado, mas alcançou a fama por produzir clipes de artistas como Björk, White Stripes, Radiohead, Beck e muitos outros. Além disso, Gondry está imortalizado no Guinness, o livro dos recordes, por ter dirigido o comercial de TV mais premiado da história, para uma marca de calças jeans.

Rebobine, Por Favor ¿ A Exposição estará em cartaz no MIS de 02 de
dezembro a 11 de janeiro de 2009, com entrada gratuita. As inscrições para participar do workshop e fazer os vídeos podem ser realizadas no site oficial . O filme tem estreia prevista nos cinemas em 12 de dezembro.

Leia mais sobre: Michel Gondry

    Leia tudo sobre: michel gondry

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG