CHICAGO ¿ A fantasia do cantor Michael Jackson, que morreu em 25 de junho, é a favorita para a comemoração da festa de Halloween, o Dia das Bruxas, que no próximo sábado encherá de cor e horror as ruas dos Estados Unidos.

Gisela Herrera, funcionária da Fantasy Customs, a maior loja de fantasias de Chicago, disse à Agência Efe que, este ano, a fantasia mais vendida entre adultos e crianças é a do "rei do pop", em suas diferentes possibilidades.

"As pessoas perguntam pela máscara, fantasia, roupa e luvas, entre outros elementos que permitem se parecer o máximo possível com seu ídolo", disse Herrera.

Nesta loja de Chicago, é possível ver pessoas provando as roupas vermelhas semelhantes que Michael usava no famoso clipe da música "Thriller", e inclusive mostram alguns dos passos de dança inventados pelo cantor diante dos risos dos outros clientes.

A fantasia de "Thriller" já é um clássico desta festividade há mais de duas décadas, já que os milhões de fãs de Michael querem imitar a aparência de zumbi mostrada pelo cantor enquanto assusta a namorada à frente de um exército de mortos-vivos dançarinos.

As fantasias de Halloween são muito marcadas pelos acontecimentos dos meses anteriores à noite da festa, como pôde ser comprovado no ano passado, no qual uma das fantasias mais usadas foi o da candidata republicana a vice-presidente Sarah Palin.

Tudo indica que, este ano, o fenômeno voltará a se repetir, já que, desde a morte do cantor, a carreira musical e os detalhes da morte de Michael Jackson foram motivo de várias notícias, análises e comentários nos meios de comunicação do país e do mundo.

Esta semana, também foi lançado "This Is It", álbum póstumo com temas inéditos e antigos sucessos, e ontem houve a pré-estreia em algumas cidades do documentário sobre os últimos ensaios de Michael para os shows que tinha previsto realizar em meados deste ano em Londres. No Brasil, o filme começará a ser exibido hoje, assim como em todo o mundo.

Herrera disse que as pessoas que vão à loja ficam "loucas" ao experimentar peças que fazem referência ao autor de "Billie Jean", assim como alguma das mais de mil máscaras que podem ser encontradas neste lugar ou fantasias de personagens atuais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No Halloween, sempre há espaço para fantasias que nunca saem de moda e princesas, monstros, vampiros. Vários personagens históricos e dos quadrinhos voltam à vida, mesmo que seja apenas por uma noite.

No entanto, mais que a fantasia, o que mais aparece nesta noite do ano é o terror, e as roupas para a ocasião não são as mesmas se não foram acompanhadas de uma boa maquiagem, com profundas olheiras, rostos pálidos e uma grande quantidade de imitação de sangue.

E para os que buscam algo simples e econômico, as presas se transformam em uma solução que nunca falha.

"Muitas pessoas que querem se fantasiar de verdadeiros vampiros usam roupa normal, mas colocam presas nos dentes", disse Katie, mais uma dos que não perderão a que, para muitos, é a noite mais "aterrorizante" e divertida do ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.