Jurassic Park , morre em Los Angeles - Brasil - iG" /

Michael Crichton, autor de Jurassic Park , morre em Los Angeles

LOS ANGELES ¿ O norte-americano Michael Crichton, autor de bestsellers como O Enigma de Andrômeda e Jurassic Park, e criador do seriado de tevê ER, morreu aos 66 anos em Los Angeles, informou nesta quarta-feira seu site na Internet.

Redação com agências internacionais |

Acordo Ortográfico A família do escritor declarou que ele sofria de câncer e lutava secretamente contra a doença. "Através de seus livros, Michael Crichton serviu de inspiração a estudantes de todas as idades, desafiou cientistas em diversos campos e iluminou os mistérios do mundo de uma forma que todos pudéssemos entender", diz um comunicado assinado pelos parentes.

Formado em Medicina pela Universidade de Harvard, Crichton publicou seu primeiro bestseller, "O Enigma de Andrômeda", quando ainda cursava a faculdade. A experiência na mundo científico serviu de inspiração para sua obra literária, repleta de referências ao mundo médico e à ciência.

Um dos autores mais populares do mundo, com mais de 150 milhões de exemplares vendidos, seus livros foram traduzidos para 36 idiomas, sendo que 13 deles ganharam adaptações no cinema. A mais bem-sucedida é "Jurassic Park" (1993), dirigida por Steven Spielberg e que arrecadou US$ 350 milhões nas bilheterias norte-americanas.

Crichton é autor do roteiro de "Twister" (1996) e de "Runaway, Fora de Controle" e "Coma", duas de suas experiências na direção de longas-metragens. Ele ainda possui no currículo um prêmio Emmy e o Writer's Guild of America pelo longevo seriado de televisão "ER".

O último trabalho de Crichton, "Next: O Futuro Bem Próximo", está disponível no Brasil, pela editora Rocco, assim como a maioria absoluta de suas obras, ainda encontradas em catálogo. A família do escritor afirmou que o enterro será realizado em cerimônia privada e não divulgou mais detalhes.

Leia mais sobre: Michael Crichton

    Leia tudo sobre: literaturamichael crichton

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG