Tribunal de Contas suspende obras em aeroporto de Belo Horizonte

Confins será usado durante a Copa de 2014 e o projeto de ampliação está atrasado. Para TCU, há irregularidades no edital

Denise Motta, iG Minas Gerais |

O Tribunal de Contas da União determinou a suspensão da licitação das obras do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (Grande Belo Horizonte). O tribunal suspeita de irregularidades no edital. O aeroporto será usado durante a Copa de 2014.

De acordo com o relatório do ministro Valmir Campelo, se o edital for executado, haverá superfaturamento de R$ 45,9 milhões na reforma do terminal 1 do aeroporto. A ampliação da capacidade do aeroporto visa atender a Copa. Belo Horizonte é uma das cidades-sede da competição e o aeroporto é o único no Estado que atende a demanda de voos de grande porte. No documento, o ministro afirma também que há restrição excessiva de participação de consórcios no edital.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves tem capacidade para 5 milhões de passageiros ao ano, mas em 2010 recebeu mais de 7 milhões, o que evidencia a necessidade de ampliação. Nesta terça, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, esteve na capital mineira e elogiou o andamento de obras relacionadas à Copa. Entretanto, demonstrou preocupação em relação ao aeroporto. O governo de Minas Gerais defende a privatização para agilizar as reformas necessárias e, com isso, atender a demanda da Copa do Mundo.

Responsável pelo aeroporto, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que “está empenhada em realizar as adequações necessárias recomendadas pelo TCU e que está em constante diálogo com os técnicos daquele órgão para sanar todas as pendências apontadas”. A Infraero ainda nega que a suspensão da licitação acarrete em descumprimento do cronograma previsto. A nota da empresa diz que eventuais atrasos gerados pela readequação do edital serão compensados na fase de execução da obra. A licitação para as obras estava prevista para acontecer no próximo dia 21.

    Leia tudo sobre: Minas GeraisBelo HorizonteAeroportosCopa 2014

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG