Três tremores de terra são sentidos em Montes Claros

Bombeiros receberam mais de 300 chamadas após abalos durante a madrugada. Falta de dados não permitiu registrar magnitude do tremor

AE |

selo (MG)

Os moradores de Montes Claros, em Minas Gerais, ficaram assustados na madrugada desta segunda-feira em consequência de três tremores de terra registrados na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros. Cerca de 300 chamadas em função dos abalos foram recebidas pelos bombeiros. Apesar do susto, não houve danos materiais e ninguém ficou ferido. Os tremores foram sentidos à 1h50, 2h20 e 4h20. 

Leia mais notícias de Minas Gerais

De acordo com Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília, que não recebeu os dados da estação responsável em detectar os abalos sísmicos, foi feita uma estimativa sobre a magnitude dos tremores, baseados nos abalos registrados nos últimos anos. Segundo o pesquisador Lucas Vieira Barros, chefe do Obsis, a falta de dados não permitiu registrar precisamente a magnitude dos três abalos, sendo estimado em 3,0 na Escala Richter.

De acordo com o pesquisador, as medições de tremores no norte de Minas são feitas na estação de Caraíbas, instalada próxima a Montes Claros, que é capaz de detectar tremores acima de 1 da escala Richter, e controlada pela Obsis.

TViG: Terremotos no Brasil são raros, mas representam um perigo real

"Os dados são enviados por uma empresa terceirizada, a Rural Web, que foi contratada para cuidar da estação e para enviar para a Obsis os dados registrados, ao custo de cerca de R$ 500,00 mensais", explica o pesquisador. Segundo ele, por falta de pagamento, a prestadora de serviços cortou o envio dos dados coletados pela estação Caraíbas.

    Leia tudo sobre: tremorterremotominas geraisbrasilmontes claros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG