Tempestade derruba árvore, corta luz e bagunça trânsito em BH

Chuva intensa e vento forte estão provocando transtorno em vários pontos da capital mineira e da região metropolitana

Denise Motta, iG Minas Gerais |

Uma forte chuva atinge a capital mineira e cidades vizinhas na tarde desta terça-feira (11). Houve registros de ventos em diversas partes de Belo Horizonte a a força das águas resultou na queda de energia elétrica nos mais variados pontos da cidade.

Veja como está o trânsito em Belo Horizonte

Saiba qual é a previsão do tempo para Belo Horizonte

Na região centro-sul de Belo Horizonte ficaram sem luz os bairros Funcionários, Lourdes e Sion e Carmo, conforme relatos de moradores pela rede de microblog Twitter. Uma árvore caiu no bairro Santo Antônio, na avenida do Contorno esquina com rua da Bahia, também na região centro-sul, mas não há relatos oficiais de feridos.

A falta de luz atingiu pelo menos os bairros Carmo, Funcionários e Lourdes, além de parte da região da Pampulha, na Região Norte, e a região do Barreiro. Na Savassi, a interrupção no funcionamento de sinais de trânsito gerou caos nas ruas. Na região Oeste, o bairro Prado também teve interrupção no fornecimento de energia, assim como no Bairro Cidade Nova (região nordeste). Nem mesmo a sede do governo mineiro, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na região norte, escapou dos estragos da chuva, tendo alguns servidores relatado falta de luz no local.

Na região Leste, usuários do Twitter relataram problemas com sinais de telefonia celular, além da falta de luz. As cidades de Santa Luzia e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, também sofrem com os efeitos da chuva e tiveram cortes de energia em alguns bairros. A cidade de Betim, também na região metropolitana foi outra que registrou chuva, mas em menor intensidade.

Corte de luz

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, foram recebidos 81 chamados relacionados a quedas de árvores e 55 a pessoas presas nos elevadores. Até o momento não há registro de pessoas feridas em decorrência da forte chuva, de acordo com os bombeiros.

No começo da noite, a Cemig divulgou uma nota à imprensa, informando que o motivo da falta de luz será investigado. “Em relação à falta de energia ocorrida na tarde desta terça-feira, às 15h50min, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig - informa que a ocorrência atingiu consumidores das regiões central e leste do Estado. O desligamento teve origem no sistema de transmissão da empresa e o restabelecimento teve início nove minutos após, ou seja, às 15h59min".

A companhia afirmou também na nota que ainda há falta de energia na Região Metropolitana de Belo Horizonte como Betim, Contagem, Metozinhos e a própria capital do Estado e que os técnicos trabalham para reestabelecer oo sistema.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou por meio de nota que 50% de Minas Gerais ficou às escuras nesta terça-feira por causa de um curto circuito. "O ONS informa que às 15h51min de hoje, 11/10/2011, durante um forte temporal, ocorreu um curto-circuito na linha de transmissão de 345 kV Taquaril-Barreiro, da CEMIG, afetando as subestações Taquaril, Bom Despacho, Barreiro e Neves, com o desligamento automático de circuitos de transmissão de 345 e 500 kV na área Minas Gerais. Em decorrência desses desligamentos, houve interrupção de cerca de 50% do consumo da CEMIG, no montante de 3750 MW, afetando consumidores das regiões central e leste de Minas, inclusive da capital, Belo Horizonte".

Metrô e shopping

A falta de energia fez com que o sistema de metrô em Belo Horizonte e Contagem, cidade vizinha, fosse interrompido por três horas. O transporte já voltou a funcionar.

Parte do teto de um shopping no bairro Belvedere, região sul da capital cedeu e assustou lojistas e consumidores, que ficaram às escuras até um gerador ser ligado. Ninguém ficou ferido. Operações com cartões de crédito ficaram suspensas no local.

    Leia tudo sobre: belo horizontefalta de luzchuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG