Saída de Kassab do DEM é prejuízo, diz presidente do PSDB

Para Sérgio Guerra, a intervenção de José Serra pode evitar que esse cenário aconteça: "Kassab presta muita atenção ao Serra"

Denise Motta, iG Minas Gerais |

O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, disse nesta terça que a saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM rumo à base do governo de Dilma Rousseff será um prejuízo à oposição. Contudo, ele afirma "ter certeza" de que o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), está trabalhando para evitar essa migração. 

“O Kassab presta muita atenção ao que diz Serra. Tenho certeza de que Serra está atuando para que as coisas se harmonizem em São Paulo. Kassab sempre esteve no nosso contexto. Se ele sai do nosso contexto evidentemente é um prejuízo”, avaliou o tucano, que participou de audiência com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), no Palácio Tiradentes.

Guerra ainda disse que Serra tem condições suficientes para convencer Kassab a continuar no “ambiente” da oposição. “Acho que esta montanha vai parir um rato”, defendeu Guerra, dizendo que criou-se uma grande expectativa em torno da saída de Kassab do DEM, mas que nada está, realmente, acertado.

Emendas são demonizadas, diz tucano

O dirigente tucano também voltou a condenar cortes nas emendas de parlamentares, em virtude da anunciada contenção de gastos pelo governo federal. Segundo Guerra, “as emendas parlamentares são demonizadas pelo governo”. Ele admitiu, contudo, que, muitas vezes, o próprio Congresso faz emendas “inconsistentes”.

“Os ministros têm verbas livres para fazer exatamente o que os parlamentares querem fazer. Quando eles cortam dos parlamentares, estão aumentando o arbítrio do governo. Aumenta a centralização do poder no Executivo e diminui de maneira dramática o poder do Legislativo. No fundo, é um preconceito contra o que vem dos parlamentares. Tem que separar o joio do trigo”, destacou o tucano.

    Leia tudo sobre: PSDBSérgio GuerraJosé SerraGilberto Kassab

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG