Número de municípios mineiros em situação de emergência sobe para 166

Ao todo, 228 cidades foram atingidas pelas chuvas e quase 53 mil pessoas estão desalojadas; três pessoas continuam desaparecidas

iG São Paulo |

A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste sábado que o número de municípios em situação de emergência no Estado, em razão das chuvas, já chega a 166. Ao todo, 228 cidades foram afetadas – a maioria, por enxurradas e deslizamentos de terra. De acordo com o último boletim, 15 óbitos foram confirmados até o momento.

Números: Estragos provocados pelas chuvas explodem em dois anos
Calamidade pública: Governador Valadares decreta estado de calamidade pública
Museu fechado: Com acessos alagados, museu a céu aberto de Inhotim é fechado
Ouro Preto: "É um desastre de proporção bíblica", diz prefeito
Problema com data marcada: "Eles serão menores, mas nós teremos prejuízo"
No Rio, de novo:  Chega a 7 o números de cidades do Rio em situação de emergência

AE
Cidade de Além Paraíba foi uma das mais atingidas pelas chuvas nesta semana

A morte de um homem de 28 anos no município de Ponte Nova está sendo investigada. Há ainda três pessoas desaparecidas. Em todo o Estado, quase 53 mil pessoas estão desalojadas e 4.639 estão desabrigados. Ainda segundo a Defesa Civil, mais de 16.500 casas foram danificadas pelas chuvas e 639 ficaram completamente destruídas.

A previsão para este sábado, em Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no sul do Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, o céu permanecerá parcialmente nublado. Há possibilidade de chuva isolada no centro e no noroeste do Estado e também na região da Zona da Mata.

Crédito especial para vítimas

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está operando uma linha de crédito especial para atender as empresas que sofreram prejuízos com as chuvas. Os pedidos de financiamento devem ser encaminhados ao BDMG até o dia 31 de maio de 2012 e a documentação solicitada, até 30 de junho.

O Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas Intensas (Fundese Solidário) viabilizará apoio financeiro às micro e pequenas empresas e cooperativas para a reparação de danos causados por chuvas e inundações. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governador Antonio Anastasia em apoio às cidades afetadas pelas enchentes. O decreto que cria essa linha de crédito especial foi publicado na edição de quarta-feira do Jornal Minas Gerais.

*com Agência Brasil e AE

    Leia tudo sobre: chuvasminas geraisestado de emergência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG