Chuvas deixam ao menos 2 mortos em cidade do interior de Minas

Municípios mineiros continuam sendo castigados pela chuvas. Nesta segunda, houve deslizamentos em Além Paraíba e Juiz de Fora

Denise Motta, iG Minas Gerais |

Uma criança de cinco anos morreu por causa das chuvas nesta segunda-feira, em Além Paraíba, a 364 quilômetros de Belo Horizonte. De acordo com informações dos bombeiros, a criança foi levada pelas águas durante um temporal. Além da criança, o corpo de uma mulher foi encontrado no meio da inundação após denúncia de moradores. Os bombeiros também informaram que uma outra mulher está desaparecida na cidade, que possui pouco mais de 34 mil habitantes.

Calamidade pública:  Governador Valadares decreta estado de calamidade pública

Museu fechado:  Com acessos alagados, museu a céu aberto de Inhotim é fechado

Segundo os bombeiros, a cidade está ilhada. Para prestar socorro à população, os bombeiros utilizam um barco e um helicóptero.

Na mesma região de Além Paraíba, a Zona da Mata mineira, em Juiz de Fora, a 262 quilômetros de Belo Horizonte, os bombeiros tentam localizar uma vítima de desabamento de um prédio de dois pavimentos e quatro apartamentos. Na última sexta-feira (06), duas pessoas morreram soterradas em distrito de Governador Valadares, a 322 quilômetros da capital mineira. Os corpos de Marlene Silva de 37 anos e Nilson Andrade, de 43 anos, foram encontrados sob escombros.

Falta d'água

As chuvas em Minas Gerais também levam ao desabastecimento de água em diversas cidades. Aproximadamente 10 mil pessoas em Ouro Preto, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, sofrem com a falta de água na cidade histórica por causa das chuvas do período. Na cidade, dois taxistas morreram soterradas na semana passada, quando um morro de 90 metros desabou sobre parte da rodoviária.

Ouro Preto:  "É um desastre de proporção bíblica", diz prefeito

Problema com data marcada:  "Eles serão menores, mas nós teremos prejuízo"

A prefeitura informa que caminhões pipa são utilizados para fornecimento de água e pede paciência aos moradores. Por causa da chuva frequente, não há previsão de restabelecimento completo do sistema de fornecimento de água, cujo responsável é o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto.Além dessas vítimas, o corpo de uma outra mulher foi encontrado no meio da inundação após denúncia de moradores.

104 cidades em emergência

Até a manhã desta segunda-feira (09), a Defesa Civil mineira contabilizou 12 mortes em decorrência das chuvas, mas as morte ocorridas em Além Paraíba ainda não estão nas estatísticas. Outras 36 pessoas ficaram feridas e há duas desaparecidas. Mais de 2,2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado, sendo 12.800 desalojados e 1.200 desabrigados.

A Defesa Civil investiga ainda o caso de um rapaz de 28 anos que, segundo relatos, sofreu uma descarga elétrica ao encostar em um poste, enquanto tentava atravessar uma ponte no município de Ponte Nova. O homem, em seguida, foi arrastado pela enxurrada.

A cidade de Betim passou a integrar a lista de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas, informou nesta segunda-feira a Defesa Civil estadual. Ao todo, 104 cidades já publicaram o decreto. Mais 53 municípios mineiros comunicaram eventos como enchentes e deslizamentos provocados pelo mau tempo.


(Com informações da Agência Estado)

    Leia tudo sobre: minas geraischuvasdeslizamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG