Cidade mineira terá vacinação para conter meningite

Cerca de 400 funcionários que construiam usina pediram demissão após morte de um operário na cidade de Ouro Branco

AE |

As autoridades de saúde de Minas Gerais vão vacinar contra a meningite moradores de Ouro Branco, cidade distante cerca de 116 quilômetros da capital, Belo Horizonte. A mobilização começa na próxima segunda-feira  e o foco é a população de 4 a 30 anos de idade. A Secretaria de Saúde do Estado vai enviar 22 mil doses da vacina a Ouro Branco.

Entenda: saiba o que é a meningite, como diagnosticar e tratar

Futura Press
Cidade de Ouro Branco terá vacinação coletiva contra meningite
A vacinação será feita depois que um operário da construtora Paranasa, que presta serviços a Gerdau Açominas, morreu de meningite tipo C. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou que outro funcionário da construtora está internado e tem a doença. No total, 18 operários, que viviam juntos em alojamento coletivo, foram internados com suspeita de meningite e autoridades aguardam os resultados laboratoriais.

Reprodução/Google Maps
Ouro Branco fica a 116 quilômetros de Belo Horizonte
Com medo de novas mortes, quase 400 funcionários da Paranasa que trabalham na obra da usina da Gerdau pediram demissão , segundo nota da empresa. A construtora informou que disponibilizou alimentação e transporte para os operários voltarem ao Estado de origem. A maioria deles é da região Nordeste. A empresa disse ainda que providenciou a aplicação de medicamento preventivo nos 1,2 mil trabalhadores da obra.

A Secretaria de Saúde confirmou ainda o caso de meningite de adolescente de 17 anos, moradora de Congonhas. O município é vizinho a Ouro Branco. A secretaria investiga se o caso tem relação com os já notificados entre os operários da Paranasa.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. A transmissão ocorre por meio do contato direto entre pessoas que convivem em um mesmo ambiente, quando o doente expele gotas e secreções do nariz e garganta. Os sintomas são febre alta repentina, dor de cabeça intensa, vômito, náuseas, rigidez da nuca e manchas vermelhas na pele.

Há vacinas contra alguns tipos de meningite disponíveis no calendário oficial de imunização das crianças, grupo com maior risco de contrair a doença. Deve-se evitar locais aglomerados e manter o ambiente ventilado para prevenir o contágio.

    Leia tudo sobre: Ouro brancomeningitegerdau

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG