O governo de Minas Gerais anunciou hoje um acordo com a indústria farmacêutica suíça Novartis para a fabricação da vacina contra a meningite meningocócica C. A vacina será produzida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e será incluída no Programa Mineiro de Imunização, com o objetivo de imunizar 540 mil crianças menores de dois anos.

Pelo acordo, anunciado como inédito no País, a Novartis fará a transferência de tecnologia para Funed e o Estado irá oferecer a vacina gratuitamente à população por meio de campanhas.

O início do processo de produção está previsto para o segundo semestre de 2010, com a liberação de um primeiro lote de um milhão de doses para a vacinação de crianças até os quatro anos de idade. Como parte do contratado assinado hoje no Palácio da Liberdade, já em novembro próximo a Novartis irá disponibilizar gratuitamente 800 mil doses da vacina para crianças de um a dois anos.

A meningite tipo C é bacteriana e pode causar sequelas permanentes, como surdez, paralisia e retardo mental. A transmissão ocorre principalmente pela tosse ou espirro. "Existe a ocorrência de cerca de 1,4 mil casos por ano e o nosso foco principal é na questão da mortalidade infantil", disse o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana. Em Minas, de acordo com a Secretaria da Saúde, foram registrados em 2008 um total de 162 óbitos em decorrência da doença. Neste ano, até o momento, há registro de 80 mortes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.