Metodologia usa a média dos resultados de diferentes pesquisas

O levantamento do cientista político Marcus Figueiredo, sobre as curvas do governador José Serra e da ministra Dilma Rousseff, recorre a uma metodologia bastante usada nos EUA, a Poll of Polls (Pesquisa das Pesquisas). Trata-se da união de dados das pesquisas de vários institutos. Por meio dessa união, tenta-se reduzir as diferenças episódicas reveladas em cada levantamento.

Rodrigo de Almeida, iG Rio de Janeiro |

Os números obtidos correspondem à média dos resultados capturados por diferentes sondagens em momentos próximos do tempo. O professor do Iuperj usou dados do Ibope, Vox Populi, Sensus e Datafolha, entre fevereiro de 2008 e janeiro de 2010. A média produzida daí, diz ele, significa maior confiabilidade das variações apontadas nas pesquisas. Com cálculos matemáticos, faz-se a média a cada mês. Se num mês, houve duas pesquisas, calcula-se a média das duas. Se apenas uma, ela vale como a média do mês. E assim por diante.

Segundo Figueiredo, a ideia de fazer a pesquisa das pesquisas tem o objetivo de pegar as diferenças apontadas entre as pesquisas rotineiras ¿ estas, como retratos, mostram o presente. A tendência num espaço de tempo mais longo livra as candidaturas de circunstâncias episódicas, afirma o especialista. Ele ressalta, no entanto, que o gráfico da pesquisa das pesquisas aponta uma tendência, mas isso não garante que a situação seja imutável.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG