Metade dos prefeitos não tem curso superior

Pesquisa do IBGE sobre Perfil dos Municípios mostra ainda que quase metade dos prefeitos tinha sido reeleita

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

IBGE mostra o retrato dos municípios brasileiros. Veja principais dados

Homens, entre 41 e 60 anos, filiados ao PMDB, e com ensino superior completo são os perfis mais comuns entre os 5.565 prefeitos em exercício durante a pesquisa. Em todo o País, no entanto, 52,5% dos prefeitos não cursaram uma faculdade. Os dados fazem parte da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros – Gestão 2009 (Munic), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Arte/iG
Metade dos prefeitos não tem curso superior
Mostra do despreparo da burocracia municipal é o número de gestores em Saúde com formação na área: apenas 9,5% deles eram médicos e 14,2%, enfermeiros. Pelo País ainda existem secretários da Saúde, em 4,7% dos municípios, que não possuem ensino médio completo e 1% não terminaram o ensino fundamental. 

Já o número de mulheres administrando os municípios aumentou. Pouco, mas aumentou: de 8,1% do total em 2005 (último dado) para 9,2%. A pesquisa destaca que o crescimento ainda é lento, apesar de mais da metade da população brasileira ser constituída por mulheres.

Vale destacar, porém, que o aumento ocorreu principalmente na Região Nordeste, que concentra o maior percentual de prefeitas: 51,2% do total. Em seguida vem o Sudeste, com 24%.

Arte/iG
PMDB tem o maior número de prefeitos
Mais servidores municipais

A pesquisa mostrou ainda que a gestão municipal tem 5,7 milhões de pessoas trabalhando como servidores, número 9,7% superior ao último levantamento – e ganhou uma nova vitrine: a internet, meio pelo qual 60% das prefeituras mantém suas páginas virtuais. 

Segundo o levantamento, mais da metade (53,3%) dos municípios tinham realizado concurso público nos 24 meses anteriores à pesquisa. A maioria desses editais (84,4%) previa vagas para pessoas com deficiência. Entretanto, em 2.954 cidades (mais da metade delas) o prédio da prefeitura não possuía itens de acessibilidade ao local, como rampas, rebaixamento de calçadas, sanitários e cabines telefônicas especiais. 

Na estrutura da administração, a maioria (62,2%) dos 5,7 milhões de servidores é formada por estatutários, enquanto outros 16,8% não tinham vínculo permanente. Em 2009, 2,1% dos trabalhadores municipais eram estagiários. Hoje, 99,9% dos municípios possuem computadores na administração direta, quase a totalidade com acesso à internet, responsável pelo atendimento à distância dos municípios em 77,1% das cidades. 

Arte/iG
Contingente de servidores municipais cresce 9,7% entre 2008 e 2009

Incentivos fiscais

Mecanismos de incentivos à implantação de empreendimentos foram adotados, em 2009, por 3.134 (56,3%) dos municípios. Principalmente nas cidades do Sul e Sudeste do País. A pesquisa mostrou que 23,5% das prefeituras rejeitaram projetos que poderiam trazer algum prejuízo ao meio ambiente. 

    Leia tudo sobre: Perfil dos MunicípiosIBGE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG