Mercados: Reunião do Fed e ata do Copom compõem a agenda da semana

SÃO PAULO - A terceira semana de setembro concentra uma série de eventos relevantes, com destaque para a decisão de política monetária nos Estados Unidos. Na terça-feira, o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, divulga a taxa de juros e a previsão é de estabilidade em 2% ao ano.

Valor Online |

Atenção para o comunicado divulgado junto com a decisão no qual o Fed apresenta sua percepção sobre atividade econômica e inflação.

Na agenda interna, o ponto alto é a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que, na quarta-feira passada, subiu a taxa Selic em 0,75 ponto percentual para 13,75% ao ano. O documento pode ajudar a concentrar as apostas em torna da redução no ritmo de aperto monetário.

A semana começa com a pesquisa Focus, do Banco Central (BC), que deve trazer novas alterações nas projeções de inflação e crescimento para 2008. Também será divulgado o resultado semanal da balança comercial.

Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), os investidores acompanham o vencimento de opções sobre ações. A elevação do Ibovespa na quarta, quinta e sexta-feira ressuscitou uma séria de opções que tinha virado pó.

No front externo, o Fed apresenta o desempenho da indústria norte-americana no mês de agosto. A previsão aponta para retração de 0,3% revertendo alta de 0,2% em julho.

A semana ainda reserva uma série de indicadores de inflação no Brasil, como IPC da Fipe, IGP-10 e a segunda prévia do IGP-M. Nos EUA, serão apresentados o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) e novos dados sobre o setor imobiliário.

"(Eduardo Campos | Valor Online)"

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG