Mercado vê retração econômica de 0,49% no Brasil neste ano-Focus

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado financeiro cortou mais uma vez sua previsão para a performance da economia brasileira neste ano e deu sequência à trajetória decrescente das estimativas de inflação em meio à crise financeira mundial, segundo relatório Focus divulgado nesta segunda-feira. A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 passou de uma queda de 0,30 por cento na semana anterior para uma retração de 0,49 por cento. O cenário para 2010 foi mantido, apontando crescimento de 3,5 por cento.

Reuters |

Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, o relatório apontou um leve recuo na estimativa, que passou de 4,25 para 4,23 por cento, na sétima semana seguida de queda.

O prognóstico para a inflação no ano que vem também caiu, de 4,42 para 4,40 por cento. Os dois números estão abaixo do centro da meta perseguido pelo governo, de 4,50 por cento.

O mercado fez reduções significativas nas estimativas para os IGPs. A projeção para a inflação o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu de 2,41 por cento na semana anterior para 2,09 por cento. Para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), ela passou de 2,22 para 2,02 por cento.

O prognóstico para a Selic foi mantido em 9,25 por cento para este ano e em 9,50 por cento para o próximo. Também ficou estável o cenário para a reunião de abril, em 10,25 por cento.

(Reportagem de Vanessa Stelzer)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG