SÃO PAULO (Reuters) - O mercado financeiro elevou sua previsão para a performance da economia e para a inflação neste ano, mas continuou reduzindo a perspectiva para os preços no ano que vem, segundo relatório Focus divulgado nesta segunda-feira. A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 passou de uma queda de 0,49 por cento na semana anterior para uma retração de 0,39 por cento. O cenário para 2010 foi mantido, apontando crescimento de 3,5 por cento.

Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, o relatório apontou aumento na estimativa, que passou de 4,23 para 4,30 por cento, interrompendo sete semanas seguidas de queda.

Já o prognóstico para a inflação no ano que vem caiu, de 4,40 para 4,30 por cento. Os dois números estão abaixo do centro da meta perseguido pelo governo, de 4,50 por cento.

As estimativas para a taxa Selic no fim deste ano e do próximos foram mantidas, em respectivamente 9,25 e 9,50 por cento. Também ficou estável o cenário para este mês, em 10,25 por cento.

(Por Vanessa Stelzer)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.