Mercadante deve voltar a conversar com Lula antes de discursar no Senado

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), deve anunciar durante a manhã desta sexta-feira se deixa ou não a liderança do partido. A decisão será tomada por divergências sobre o arquivamento das representações contra o presidente da Casa José Sarney (PMDB-AP) no Conselho de Ética.

Redação com Agência Brasil |

  • Veja como votaram os senadores no Conselho de Ética
  • Eleitores mandam recado para o Senado. Envie a sua mensagem!

    O senador Eduardo Suplicy (SP) informou, da tribuna do Senado, que, antes do pronunciamento, Mercadante deverá ter uma última conversa com Lula, pelo telefone, durante o trajeto para o Senado.

    Os senadores petistas que integram o conselho cumpriram determinação da presidência do partido de votar a favor do arquivamento dos processos. A determinação era que Mercadante lesse, durante a reunião, uma carta do presidente do partido, Ricardo Berzoini, instruindo os senadores a ajudarem a arquivar os processos. Mercadante se recusou e a carta acabou sendo lida pelo senador João Pedro (AM).

    Racha no PT

    Mercadante sempre disse ser favorável à continuidade das investigações de pelo menos um dos processos. A situação acabou gerando um racha na bancada no Senado. Ele chegou a dizer que a determinação do partido constrangeu os senadores petistas que integram o Conselho de Ética que tiveram que concordar com o arquivamento.

    Na noite de quinta-feira, Mercadante teve uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que durou cinco horas. O presidente do partido, Ricardo Berzoini, participou do encontro. Os dois saíram do Palácio do Alvorada sem dar declarações à imprensa.

    Em sua página no twitter, Mercadante chegou a dizer que sua saída seria em caráter irrevogável. O discurso de saída da liderança estava marcado para ontem, mas foi adiado por conta da conversa com Lula.

    Leia também:



    Leia mais sobre:
    crise no Senado

    • Leia tudo sobre: mercadante

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG