Menor é detido pela 11ª vez ao tentar furtar carro em SP

O menor F.R. A, de 12 anos, foi detido pela décima primeira vez na noite desta terça-feira. Ele foi acusado de tentar furtar o carro de um sargento da Polícia Militar em Diadema, na Grande São Paulo.

Agência Estado |

Por ter cometido um crime considerado pela polícia de "menor potencial ofensivo", F. foi levado à delegacia e liberado à sua mãe mediante a assinatura de um termo de compromisso e responsabilidade.

Segundo o relato do sargento Rubens Ribeiro Dias à polícia, ele deixou o seu carro estacionado na rua enquanto se dirigiu a um supermercado. Ao voltar, Dias disse ter percebido que F. tentava abrir a porta do veículo. Com ele, foi apreendida uma chave falsa. O jovem Anderson dos Santos Gomes, de 22 anos, observava tudo a cerca de três metros de distância, conforme a vítima.

O policial levou o menor e Gomes - que foi qualificado pela polícia como testemunha no boletim de ocorrência - até a delegacia. A mãe de F. foi até o 1º Distrito Policial de Diadema para buscar o filho. Ela usava uma bengala, com a qual ameaçou os jornalistas, que estavam de plantão na porta da delegacia. "Dá licença, dá licença", gritava ela ao deixar o local acompanhada do filho. Ela chegou a dar golpes com a bengala em direção aos jornalistas e acertou a lente de um dos repórteres fotográficos que estavam no local.

Histórico

Da última vez em que foi apreendido, no início da madrugada do dia 3 de janeiro deste ano, F. estava em um carro furtado poucas horas antes, acompanhado de um adolescente de 17 anos, que dirigia o veículo quando foi visto por uma viatura da PM. Ele perdeu o controle do carro após uma breve perseguição pela Avenida Robert Kennedy, na região da Capela do Socorro, na zona sul de São Paulo.

O primeiro Boletim de Ocorrência (BO) que cita F. foi registrado no dia 31 de outubro de 2007, quando ele dirigia uma moto emprestada sem permissão. No mesmo ano, outros cinco BOs foram registrados: por dirigir sem permissão (dia 27 de abril), furto a uma farmácia (dia 28 de junho), apreensão de veículo (16 de agosto), desacato (17 de agosto) e furto de veículo (22 de agosto).

Em 2008, três ocorrências foram registradas. Na sétima vez em que foi detido, no dia 25 de agosto, o menor dirigia um carro roubado quando foi parado por PMs na Vila Joaniza, na zona sul. Na ocasião, ele ainda tinha 11 anos e estava acompanhado por outros três menores, de 14, 15 e 16 anos. Desta vez, F. foi encaminhado a um abrigo de nome não divulgado pela Justiça.

No dia 23 de outubro, já com 12 anos completos - idade mínima para que um menor seja encaminhado à Fundação Casa - F. foi capturado mais uma vez. Ele estava com um veículo furtado no Jardim Sabará, quando policiais pediram para que ele parasse. F. não obedeceu, fugiu com o carro e bateu em um poste, mas não ficou ferido. No dia 15 de dezembro, o menor estava em um veículo furtado com outros três adolescentes, de 14, 16 e 17 anos. Eles foram detidos no Jardim São Bernardo, na região do Grajaú. Na ocasião, F. e o adolescente de 16 anos foram levados algemados à Fundação Casa (antiga Febem). Os outros dois jovens, por não terem passagem pela polícia, foram liberados.

Leia mais sobre: crimes

    Leia tudo sobre: crime

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG