Medidas para municípios deverão sair nesta semana, afirma Múcio

BRASÍLIA ¿ O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou nesta terça-feira que o governo deverá decidir ainda nesta semana quais medidas deverão ser adotadas para melhorar a situação dos municípios que sofreram uma redução de receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O anúncio oficial deverá ser feito após o feriado.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

O presidente ouviu todas as sugestões, todos os pleitos. Existem muitas propostas de associações de prefeitos, mas o presidente irá se reunir amanhã ou na próxima quinta-feira com a equipe econômica, para ver o que se apresentará logo após a semana santa, destacou o ministro após a reunião de coordenação política.

Segundo informou Múcio, as medidas para aliviar as finanças dos municípios serão definidas conforme a situação de cada um. Evidentemente, vamos respeitar a necessidade de quem mais precisa pra quem menos precisa, porque em determinados municípios a coisa é bem mais acentuada do que em outros municípios, completou.

O ministro destacou ainda que algumas sugestões de prefeitos para compensar os municípios seriam, por exemplo, a mudança de aplicação de recursos na Educação por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) ou a redução do valor das parcelas das dívidas pagas ao INSS. 

Há uma preocupação de todos, do executivo, do legislativo, da associação dos prefeitos. Há uma movimentação de todos os governadores. O importante é que nós tenhamos consciência de que a preocupação com a solução é de todos, destacou.

Leia mais sobre repasse a municípios

    Leia tudo sobre: municípios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG