Médico indica que separar carboidrato de proteína ajuda a emagrecer

Apesar da fartura de alimentos cultivados no Brasil, os maus hábitos alimentares podem comprometer a saúde e provocar vários males, inclusive obesidade. O livro Dieta dissociada - Emagrecer com saúde comendo de tudo , do endocrinologista João Cesar Castro Soares, indica que não misturar, no mesmo prato, carboidratos e proteínas, pode melhorar os costumes e ainda levar à perda de peso.

Agência Estado |

Não existem receitas milagrosas, mas sim apresentação clara de questionamentos sobre as dietas e também dicas de receitas fáceis de preparar.

Para o médico, é importante aproveitar a variedade do cardápio brasileiro balanceando as refeições, entendendo o valor nutritivo dos alimentos e os horários adequados de se ingerir carboidratos e proteínas. Soares acompanhou pacientes que foram bem-sucedidos com a mudança dos hábitos alimentares e percebeu que, em uma dieta equilibrada de baixa caloria, é possível comer até 20% e ainda emagrecer. O importante, indica o endocrinologista, é selecionar os componentes de cada refeição e organizar os valores nutricionais para facilitar a digestão.

O autor do livro, João César Castro Soares, é médico com formação e especialização em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Tem experiência clínica de mais de 25 anos em hospitais e consultórios, com ênfase em tireóide, diabetes e obesidade.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG