MEC abre inscrição para licenciatura a professores

O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje inscrições para as primeiras 54 mil vagas gratuitas de licenciatura destinadas a professores da rede pública de educação básica. Através de um sistema na internet, docentes sem formação superior ou graduados sem licenciatura podem candidatar-se a cursos em universidades federais e estaduais sem custo e sem passar por vestibulares.

Agência Estado |

Os professores de São Paulo, no entanto, não poderão, pelo menos por enquanto, ter acesso: o Estado é um dos únicos quatro que não entraram no sistema e aquele que está com a negociação mais atrasada com o MEC.

O sistema, batizado de plataforma Freire, por causa do educador Paulo Freire, permitirá que o professor sem formação adequada para dar aulas se inscreva, pela internet, em até três cursos e instituições diferentes em seu Estado. Depois da inscrição feita, a secretaria municipal e a estadual de educação terão que validar a candidatura do professor. "Esperamos que a inscrição seja feita a partir de um planejamento feito pelas secretarias de acordo com o plano local de desenvolvimento da educação. Daí a necessidade da secretaria aprovar a escolha do professor", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG