Maus tratos contra menores respondem por 38% das violências atendidas no SUS

SÃO PAULO - Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta terça-feira, mostra que 37,8% dos casos de violência atendidos nos serviços públicos de saúde do Estado de São Paulo referem-se a maus tratos contra pessoas com menos de 18 anos.

Redação |

    De acordo com o estudo, 29,1% das vítimas são menores de 14 anos, sendo que as meninas representam cerca de 60% do total. Além disso, em 93% dos casos o agressor da criança é homem.

    A pesquisa, que avaliou avaliou 3.111 ocorrências de violência registradas pelos serviços entre janeiro e maio deste ano, mostra que o tipo mais comum é a violência física, com 33% do total. Em seguida, está a violência sexual, com 29%.

    Um dos dados mais chocantes mostrados pelo estudo é que em 32,2% dos casos os agressores são amigos ou conhecidos da vítima, sendo que o próprio pai é o autor de 23,4% das cocorrências.

    "É importante que os serviços de saúde estejam atentos para identificar sinais de maus tratos, encaminhando as crianças para tratamento", afirmou Vilma Pinheiro, responsável pela Divisão de Acidentes e Violências da Secretaria, acrescentando que "a intervenção precoce pode minimizar os problemas emocionais e comportamentais".

    Leia mais sobre: violência

      Leia tudo sobre: adolescentesagressãocriançassusviolência

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG