Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Maurice Jarre receberá Urso de Ouro honorífico do Festival de Berlim

BERLIM ¿ O Festival de Cinema de Berlim concederá seu Urso de Ouro honorífico ao compositor francês Maurice Jarre, autor das trilhas sonoras de filmes como Lawrence da Arábia (1962) e Doutor Jivago (1965).

EFE |

A organização do Festival de Berlim, que será realizado entre os dias 5 e 15 de fevereiro, destacou hoje Jarre como um dos compositores "mais importantes e ao mesmo tempo mais populares" da história da sétima arte.

"Os compositores dos filmes estão freqüentemente à sombra de grandes diretores e estrelas. É diferente com Maurice Jarre. A música de 'Doutor Jivago', como grande parte de sua obra, é famosa no mundo todo e permanece na lembrança da história do cinema", afirmou o diretor do festival, Dieter Kosslick.

Nascido em Lyon em 1924, Jarre se tornou diretor musical do Théâtre National Populaire da França em 1950 e compôs a música de mais de 70 obras de teatro antes de começar a compor para o cinema, onde estreou em 1952 com "Hôtel des Invalides" de George Franju.

Na década de 1970 deu o salto a Hollywood, onde trabalhou em mais de 150 produções internacionais, em algumas ocasiões sob as ordens de diretores como John Frankenheimer, Alfred Hitchcock, John Houston, Luchino Visconti e Peter Weir.

Entre suas composições se incluem as trilhas sonoras de filmes como "Ghost", "O Homem Que Queria Ser Rei", "O Ano em Que Vivemos em Perigo" e "Sociedade dos Poetas Mortos".

O músico, que também será homenageado durante o festival, se destaca pela "variedade de seus arranjos musicais" e por seu "proeminente uso da percussão", segundo o comunicado remitido pela organização.

"Seu uso de instrumentos étnicos e sua evolução em direção à música eletrônica influíram significativamente no desenvolvimento da música cinematográfica e transformaram Jarre em um pioneiro da composição para trilhas sonoras", acrescenta o texto.

Leia mais sobre: Maurice Jarre

 

Leia tudo sobre: festival de berlim

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG