Maureen Bisilliat abre retrospectiva da carreira em São Paulo

Ao adotar como epígrafe de seu livro uma frase do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993) sobre o quanto excluímos, sacrificamos, em nossas vidas, a fotógrafa Maureen Bisilliat, que abre hoje (para convidados) e amanhã (para o público) sua retrospectiva na Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo, deu-se conta de que era preciso ceder a uma certa arqueologia pessoal em busca da resposta sobre o que fica, afinal, dessa experiência ¿ profissional e existencial.

Agência Estado |

Divulgação

"Caranguejeiras" (68), da coleção Pirelli/Masp

Revirou armários e deles saíram as reminiscências de seus encontros com amigos escritores ¿ Guimarães Rosa, Jorge Amado e Ariano Suassuna, entre tantos que a ajudaram a construir essa catedral fotográfica hoje sob a guarda do Instituto Moreira Salles.

O acervo de 16 mil imagens conta uma história que se confunde com a do Brasil. Assim, ao lado de duas centenas de fotografias de Maureen, textos facilitam ao visitante da mostra a identificação do que ela chama de "equivalências fotográficas" com as obras literárias que deram origem a algumas séries expostas.

Sergio Burgi, curador da retrospectiva, responsável pelo núcleo de fotografia do Instituto Moreira Salles, explica que a organização da mostra enfatiza a vocação de Maureen como produtora editorial porque seus ensaios foram pensados como livros ¿ muitas das publicações em que atuou como editora de imagens estão expostas no Sesi, revelando como o processo de trabalho da fotógrafa tem um caráter serialista.

"Quando ganhei uma bolsa da Fundação Guggenheim, um certo mister Mathias me disse que eu pensava de forma sequencial, que eu deveria fazer cinema, não só fotografar", conta Maureen. Ela resolveu seguir seu conselho. Fez vários vídeos que estão na mostra, entre eles o documentário "Xingu/Terra", rodado nos anos 1980 na aldeia Mehinaku, no Alto Xingu, com a ajuda de Lúcio Kodato, diretor de fotografia de vários longas.

Serviço - Maureen Bisilliat. Galeria de Arte do Sesi. Av. Paulista, 1.313. Tel. 3146-7405. 10h/20h (2ª, 11h/20h; dom., 10h/19h). Até 4/7. Grátis

    Leia tudo sobre: fotografia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG