Mau uso de remédios provoca 40% das intoxicações

Levantamento da Central de Vigilância Sanitária de São Paulo indica que a cada hora é registrado um caso de efeito colateral de medicamento, que vai desde uma simples coceira até convulsão. A estimativa foi feita com base nas 9.

Agência Estado |

338 notificações feitas por unidades de saúde paulistas apenas em 2007.

Segundo um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgado no final do ano passado, 40% ou quatro em cada dez casos de intoxicação são provocados pelo uso indevido de medicamentos. Foram analisados os 128.469 registros de todos os centros estaduais de toxicologia, recebidos nos últimos 10 anos. Deste total, 49.743 estavam relacionados ao consumo de remédios.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, avalia que vários fatores contribuem para os remédios liderarem o ranking de intoxicações. "As farmácias funcionam sem farmacêuticos diplomados e como verdadeiros centros comerciais. Nos estabelecimentos é vendido de tudo, salgadinho, bolacha, creme. Isso transforma um lugar de saúde em um verdadeiro centro comercial." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG