Material já é utilizado em laminados

Material já é utilizado em laminados Por Marília Almeida São Paulo, 01 (AE) - O bambu pode se transformar em chapas laminadas, a nova onda do uso do material. O aspecto rústico da peça, assim como sua tonalidade, sempre restringiu o seu uso a ambientes mais rústicos.

Agência Estado |

Agora, tingido ou passando por processos como a aeração, que escurece seu tom, ele já pôde até ser visto em mostras de decoração neste ano.

"Assim como qualquer outro laminado, ele substitui o material bruto, com resistência e manutenção semelhante", define o arquiteto Marcelo Rosset. "A aparência das peças é de bambu prensado. Possuem tom amarelado que lembra o tom da madeira marfim. Mesmo na chapa, é possível verificar seus nós característicos", conclui.

O material pode ser utilizado tanto em ambientes sociais, como salas de estar, até dormitórios. Além de revestir pisos, na forma de faixas compõem móveis e ganham versatilidade.Já para revestir paredes as fibras do material são mais indicadas e podem compor papéis de parede. "Porém, o cuidado com áreas molhadas em contato com o material nesse formato deve ser ainda maior. Mais frágil, caso manche não pode ser recuperado", conta o arquiteto Saulo Szabó. Em tiras finas, as peças possuem maior apelo estético e pode revestir lavabos, varandas e ambientes internos.

Após retirado da natureza, a tonalidade das espécies de bambu são semelhantes, mas entre a extensa variedade existem tonalidades diferenciadas, como o bambu negro, acinzentado. Em uma casa em Jundiaí, no interior de São Paulo, Szabó utilizou o material como forro da cozinha gourmet, localizada na área externa. Para não perder a iluminação natural, foi feito um ‘sanduíche’ do material e policarbonato. "Ao invés de ripas de madeiras, optamos por bambu reflorestado. O policarbonato protege contra as chuvas."

O arquiteto lembra que mão-de-obra especializada é essencial para o bom andamento do projeto. "É ela que torna o material uma opção cara. Mas estamos acostumados a passar cola no papel de parede, mas, com o bambu, isso não vai adiantar. É necessária uma amarração por causa de sua superfície irregular, que pode ser facilmente estilhaçada com pregos. O metro para amarrar chega a custar R$ 50."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG