Massa de ar quente mantém tempo seco no País

Paulistanos podem se preparar para mais um dia com baixa umidade do ar. Até domingo, não há previsão de chuva na cidade

iG São Paulo |

A quarta-feira promete ser mais um dia quente e de tempo bastante seco, principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do País. Na capital paulista a máxima pode chegar aos 31ºC e a umidade do ar aos 15%, índice já considerado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Abaixo de 12% o estado é de emergência.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), normalmente o mês de agosto registra 37,3 milímetros de chuva. No entanto, este ano, do dia 1º até terça-feira (24), o pluviômetro do Mirante de Santana não acumulou sequer 1 milímetro de chuva. E pelo menos até domingo não deve chover.

Na terça-feira, novamente a Defesa Civil decretou estado de atenção na cidade por conta da baixa umidade do ar. Nos meses em que ocorrem poucas chuvas há um aumento nos níveis de dióxido de enxofre no ar, o que propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Alguns dos sintomas são: dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele; garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento. Neste período também aumentam a chances de se contrair conjuntivite viral, alérgica, síndrome do olho seco e infartos, principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares. 

A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. ( Saiba mais como se proteger ).

Tempo seco também no interior do Estado, em Minas Gerais e Espírito Santo. Em Belo Horizonte (MG), a umidade do ar deve ficar entre 60% e 20% e a máxima chega aos 28ºC.

Na região Centro-Oeste a previsão é de uma quarta-feira com névoa seca em Goiás e Distrito Federal. A umidade fica baixa em toda a região. Em Brasília (DF) os termômetros oscilam entre 13ºC e 28ºC. Já em Cuiabá (MT) a máxima pode chegar aos 37ºC e a umidade do ar a apenas 15%.

O dia fica encoberto com pancadas de chuva isoladas em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá. Em Belém (PA), apesar do dia ficar parcialmente nublado, faz calor e a máxima pode chegar aos 35ºC. Em Manaus (AM) máxima de 34ºC.

Há a possibilidade de chuva no litoral nordestino, principalmente, no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Em Maceió (AL) termômetros ficam entre 20ºC e 28ºC.

No Sul do País o dia fica parcialmente nublado com nevoeiro no Paraná e Santa Catarina e possibilidade de chuva isolada no Rio Grande do Sul. Em Florianópolis (SC) máxima prevista de 27ºC e mínima de 16ºC.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG