MASP recebe coleção de arte contemporânea italiana

SÃO PAULO, 15 AGO (ANSA) ¿ A exposição ¿Arte Contemporânea Italiana (1950-2000) ¿ Coleção Farnesina¿, que reúne obras de 98 artistas italianos, do pós-guerra até a atualidade, está sendo promovida pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália, em colaboração com o Instituto de Cultura Italiana de São Paulo, até 21 de setembro no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Agência Ansa |

É uma visão panorâmica da arte italiana da segunda metade do século XX, define o curador e coordenador do Masp, prof. Teixeira Coelho, que destaca na exposição a oportunidade de ver artistas dos últimos vinte anos, como o movimento Transvaguarda, que acabaram não sendo divulgados no Brasil.

A arte italiana espelhou, no período contemplado pela coleção, a evolução da arte contemporânea mundial, afirma o curador. Nenhum artista na atualidade está fechado em suas fronteiras. As obras mostram a evolução das vanguardas italianas, do abstracionismo à vídeo-arte.

A exposição traz uma obra de cada artista e é dividida por movimento artístico e período. 

Dentre os principais nomes presentes na coleção Farnesina estão Emilio Vedova, Michelangelo Pistoletto, Mimmo Paladino, cuja obra já havia sido exposta no Brasil na Bienal de São Paulo, e, encabeçando a lista dos artistas mais recentes e ainda pouco conhecidos no país, Francesco Clemente e Sandro Chia, entre outros.

A vinda da exposição para a América do Sul faz parte de uma iniciativa do governo italiano, por meio do Ministério das Relações Exteriores, para promover a arte italiana no mundo. Os órgãos estatais estão acordando para a divulgação e apoio que precisa ser dado para seus artistas no exterior, afirma o prof. Teixeira Coelho.

A coleção já passou pelo Chile e Peru, e depois da exibição em São Paulo seguirá para a Argentina. Este sempre foi o modo clássico da Itália divulgar suas obras. Seria bom se marcasse a retomada das atividades da arte italiana no Brasil, conclui o curador. (ANSA)

    Leia tudo sobre: masp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG