RIO DE JANEIRO - A Zona Sul começou sua participação na Virada Cultural com a estreia do Palco Móvel na Praia do Leme. Luiza Possi foi a primeira a se apresentar, às 21h, seguida por Marina Lima, que subiu ao palco às 23h30, meia hora além do programado - prática que já começa a se espalhar pelos palcos da cidade. O Palco Móvel nada mais é que um caminhão adaptado pra palquinho fixo - diferente de trios elétricos, onde o palco fica no alto. Mas o fato em nada atrapalhou os shows, muito pelo contrário: um dos grandes acertos do Viradão Carioca que já podemos perceber nessa primeira noite é a proximidade entre artistas e platéia.

E Marina já chegou com torcida a favor e jogo ganho. O público era principalmente formado por locais do Leme e Copacabana, pequeno o suficiente pra qualquer um chegar na grade que separa platéia e palco em questão de segundos - mas volumoso o suficiente para tomar a pracinha no pontal do Leme. O lugar, inclusive, é um dos mais belos cenários escolhidos para esse Viradão.

Após um começo de show morno, com duas músicas desconhecidas do público, Marina tomou as rédeas e avisou ao técnico de som: "eu tô achando o som baixo, se vira". Emendou com um de seus maiores sucessos, "Pra Começar". Daí em diante seguiu um desfile de hits, incluindo covers como "Ainda é Cedo", da Legião Urbana, e "Beija-Flor", da Timbalada. Ainda teve tempo de espetar a TV Globo (muito sutilmente, é verdade) ao contar a história de que o próprio Rei sugeriu que ela cantasse "Como Dois e Dois" em sua participação na gravação do DVD especial de 50 anos de carreira de Roberto Carlos, "apesar de não estar na Globo".

Fred Leal
Marina Lima canta sucessos

Marina também aproveitou para se identificar com o público, contando que já morou no Leme. Depois anunciou que tinha uma hora de show programado, "e depois a gente vai ver". Entre as canções que apresentou, destaca-se "Virgem", com arranjo econômico e soturno na medida certa. Mas a verdade é que a voz de Marina já perdeu a força, e em alguns momentos é possível sentir a intensidade do esforço para manter a melodia minimamente arrumada. Mesmo quando falava ao microfone, sua voz esvanecia. Claro que esses detalhes não importaram para o público, premiado com uma sexta-feira diferente, bem na esquina de casa e de frente pro mar.

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