Marginal Tietê, em São Paulo, tem lentidão mesmo com novas pistas

SÃO PAULO - O fluxo de veículos ficou prejudicado na manhã desta sexta-feira na pista expressa da Marginal Tietê, no sentido Castello Branco, mesmo após a liberação de três novas faixas de rolamento da nova pista central da via, na região da Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo. Por volta das 11h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 16 quilômetros de congestionamento a partir da´ponte da Freguesia do Ó.

Redação com Agência Estado |

O trânsito começou a ficar carregado na região por volta das 8h45 na pista local da Marginal, que registrou cerca de 3,3 quilômetros de lentidão entre as pontes Velha Fepasa e Júlio de Mesquita Neto.

AE
Lentidão na Marginal Tietê na manhã desta sexta-feira

Cerca de 1h30 depois, o congestionamento começava na ponte da Freguesia do Ó e seguia por 2,4 quilômetros na pista expressa e não parou de aumentar, atingindo a marca dos 16 quilômetros. De acordo com o órgão de trânsito, não havia registro de acidentes ou veículos quebrados na via no período.

Às 14h30, a CET registrou na cidade 63 quilômetros de lentidão, índice considerado acima da média para o horário.

Neste momento, a Marginal tem congestionamento pela pista expressa, entre o Hospital da Vila Maria até a ponte da Vila Maria, no sentido Castello Branco. Pela local, a lentidão vai da ponte Aricanduva até a da Casa Verde e também da ponte da Freguesia do Ó até a da Velha Fepasa.

No sentido Ayrton Senna, o trânsito é lento na pista local, da rodovia dos Bandeirantes até a ponte da Freguesia do Ó. Na expressa, o motorista reduz a velocidade da ponte do Limão até a ponte das Bandeiras.

Trechos liberados

Os dois trechos liberados nesta sexta-feira, com um total de 3,4 quilômetros de extensão, estão

AE
Trecho da nova pista da Marginal Tietê
localizados no sentido Castello Branco. O primeiro, com 2,2 quilômetros, fica entre as pontes da Freguesia do Ó e da CPTM.

Segundo a CET, a nova pista, com três faixas de rolamento, irá permitir maior fluidez do tráfego em direção ao Complexo Anhanguera-Bandeirantes aliviando a concentração do fluxo da via local principalmente no entorno das pontes da Freguesia do Ó e do Piqueri.

Já o segundo, de 1,2 quilômetro, tem início 200 metros antes da ponte do Tatuapé e se estende até a saída da rodovia Presidente Dutra. O acesso para a nova pista central é feito tanto pela pista expressa como pela local.

Pontes interditadas

Para a realização das obras da nova Marginal, cinco pontes da Marginal Tietê serão parcialmente interditadas, segundo a Dersa e a Secretaria de Transportes do Município. As interdições começaram na última segunda-feira e se estenderão até o dia 8 de fevereiro de 2010. Pelo menos 4,2 milhões de pessoas serão prejudicadas diretamente pelas interdições.

De acordo com as projeções da CET, após a conclusão das obras haverá aumento médio de 35% na velocidade dos veículos na Marginal Tietê e redução da lentidão em toda a cidade de 12% no pico da manhã e de 10% no pico da tarde. A previsão é terminar os trabalhos em março de 2010.

Marginal Tietê interditada para obras

Leia mais sobre: trânsito

    Leia tudo sobre: congestionamentomarginal tietêtransito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG