Marginal Pinheiros, em São Paulo, terá ciclovia de 22 quilômetros de extensão

SÃO PAULO ¿ A cidade de São Paulo terá uma nova ciclovia de cerca de 22 quilômetros na Marginal Pinheiros, zona sul da capital. Ciclistas poderão ir da estação de trem Jurubatuba, próxima à avenida Interlagos, até o parque Villa-Lobos, próximo à ponte do Jaguaré, em uma faixa isolada dos carros, entre os trilhos do trem e a margem do rio.

Bruno Rico, repórter do Último Segundo |


O primeiro trecho, de 14 quilômetros, entre a Estação Vila Olímpia e a estação de trem Jurubatuba, começará a ser construido no início da semana que vem e será concluído em 120 dias, de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Willian Cruz
Placa pede cuidado com as capivaras em trecho da futura ciclovia da Marginal Pinheiros
Placa pede cuidado com as capivaras em trecho da futura ciclovia da Marginal Pinheiros

Na manhã desta sexta-feira, cerca de dez ciclistas foram convidados por profissionais da CPTM para percorrer o primeiro trecho e dar suas opiniões e orientações sobre detalhes da obra, que está prevista para começar nesta segunda-feira (28/09). Entre os participantes, estava a subprefeita da Lapa e ciclista Soninha Francine.

A primeira parte da ciclovia vai ficar entre os trilhos do trem e o rio Pinheiros. O trecho já tem uma faixa de asfalto de cerca de quatro metros de largura que, até então, era usada apenas por profissionais autorizados. A ideia da CPTM é adaptar esta pista com sinalizações, placas, e acessos para o ciclista.

Willian Cruz
A vereadora e ciclista Soninha Francine acompanhou a vistoria
A subprefeita da Lapa e ciclista
Soninha Francine acompanhou
a vistoria.

O ciclista Willian Cruz, que acompanhou a vistoria, ficou bem satisfeito com o projeto. É bem legal. Tem muito ciclista que pega a Marginal [Pinheiros]. Isso vai ajudar muito na segurança do ciclista, além de ter até potencial de lazer e turístico. Além disso, os ciclistas gostaram do convite da CPTM. "Muito bacana eles abrirem o diálogo antes da fazer a obra", disse Cruz.

Por enquanto, a companhia estuda fazer uma alça de acesso perto da estação Vila Olímpia. Uma passarela que, hoje, é exclusiva a funcionários pode ser transformada em uma passagem adaptada a ciclistas, sem degraus. Na estação Jurubatuba, um projeto mais complexo está em estudo. Seria uma espécie de praça de serviços para ciclistas, com banheiro e estacionamento de bicicletas.  


O lugar é muito bonito, nem parece São Paulo

Willian Cruz comentou que, apesar de o rio ser sujo, as margens são bem cuidadas e o lugar é bem bonito. "Se der uma melhorada no rio, pode virar até um ponto turístico, disse. Cruz disse também que o cheiro é bem mais ameno do que esperava. "Não chega a incomodar tanto".

Willian Cruz
Capivaras nas margens do Rio Pinheiros
Capivaras nas margens do Rio Pinheiros

Os ciclistas encontraram, inclusive, capivaras nas margens do rio. "Fiquei surpreso. Há muitas capivaras lá. O lugar é muito bonito. Nem parece São Paulo.

Veja, no mapa, o primeiro trecho da nova ciclovia:


Visualizar Ciclovia da Marginal Pinheiros em um mapa maior

Leia mais sobre: ciclovia

    Leia tudo sobre: bicicletascicloviacptmsão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG