Marco Maciel diz que visita de Lula às obras do São Francisco é eleitoreira

BRASÍLIA ¿ O senador Marco Maciel (DEM-PE) afirmou, nesta sexta-feira, que as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e aliados reforçam a visibilidade dos candidatos do governo. Para ele, por exemplo, a visita de Lula às obras de revitalização e integração do Rio São Francisco, tem caráter eleitoral.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

    Eu acho que tem um caráter de campanha eleitoral [as viagens do presidente com a ministra]. É lógico que se associa à visita a obras que não estão concluídas ainda. E isso naturalmente dá lugar a uma grande discussão a este tema, pondera.

    Maciel disse confiar na consciência do eleitor, que avalia como arguta, para identificar o melhor candidato para apoiar. O senador, no entanto, aponta que a indefinição da oposição atrasa o contato da população com o futuro candidato à presidência do PSDB, que terá apoio garantido do DEM.

    Se nós não temos as definições, os processos políticos não se desenvolvem como gostaríamos que acontecesse, cutuca o parlamentar.

    A pressão do DEM sobre o PSDB ficou explícita nesta quinta-feira na reunião da Comissão Executiva Nacional do DEM, em Brasília. "Há seis meses, Dilma estava se tratando de uma doença e não fazia campanha. Agora, ela se recuperou e está na rua. A conjuntura está mudando muito rápido. E hoje está bem diferente da que tínhamos em março", explicou o presidente do DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ).

    Defesa

    Para o senador petista João Pedro (AM), é um equívoco apontar as viagens de trabalho do presidente com aliados como campanhas eleitorais. O Lula tem de visitar obras. Ele não pode ficar no Palácio do Planalto por um ano e dois e meses. A revitalização do São Francisco é uma obra de governo. É justo que Lula visite. É um equívoco chamar a visita de trabalho como antecipação das eleições, defende.

    Leia mais sobre eleições 2010

      Leia tudo sobre: eleição

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG